Cirurgia precoce associada a menor mortalidade de doentes com insuficiência cardíaca congestiva e endocardite infeciosa do lado esquerdo
A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é comum na endocardite infeciosa do lado esquerdo (EI) e está associada a idade avançada, maior comorbidade, lesões mais avançadas e mortalidade acentuadamente maior em 30 dias a 1 ano. A cirurgia precoce está fortemente associada à menor mortalidade, mas é realizada em apenas aproximadamente metade dos pacientes com ICC, principalmente devido ao risco cirúrgico.
O objetivo deste estudo realizado pelo EURObservational Research Programme (ESC-EORP) e pelo European Endocarditis (EURO-ENDO), passou por “avaliar a sobrevida de pacientes com endocardite infeciosa do lado esquerdo (EI) complicada por insuficiência cardíaca congestiva (ICC)”.
Entre os 3.116 pacientes, 2.449, com idade média de 60 anos e sendo 69 % do sexo masculino, com EI do lado esquerdo (nativo ou protético) foram incluídos neste estudo. Os pacientes com ICC (n = 698, 28,5%) eram mais velhos, com mais comorbilidades e danos valvulares mais graves do que aqueles sem ICC (todos p ≤ 0,019).
A cirurgia precoce, realizada em 49 % desses pacientes com EI complicada por ICC, permaneceu associada a uma redução substancial da mortalidade em 30 dias após análise multivariada.
Saiba mais, aqui.