Atualidade

Cirurgia precoce associada a menor mortalidade de doentes com insuficiência cardíaca congestiva e endocardite infeciosa do lado esquerdo

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é comum na endocardite infeciosa do lado esquerdo (EI) e está associada a idade avançada, maior comorbidade, lesões mais avançadas e mortalidade acentuadamente maior em 30 dias a 1 ano. A cirurgia precoce está fortemente associada à menor mortalidade, mas é realizada em apenas aproximadamente metade dos pacientes com ICC, principalmente devido ao risco cirúrgico.

O objetivo deste estudo realizado pelo EURObservational Research Programme (ESC-EORP) e pelo European Endocarditis (EURO-ENDO), passou por “avaliar a sobrevida de pacientes com endocardite infeciosa do lado esquerdo (EI) complicada por insuficiência cardíaca congestiva (ICC)”.

Entre os 3.116 pacientes, 2.449, com idade média de 60 anos e sendo 69 % do sexo masculino, com EI do lado esquerdo (nativo ou protético) foram incluídos neste estudo. Os pacientes com ICC (n = 698, 28,5%) eram mais velhos, com mais comorbilidades e danos valvulares mais graves do que aqueles sem ICC (todos p ≤ 0,019).

A cirurgia precoce, realizada em 49 % desses pacientes com EI complicada por ICC, permaneceu associada a uma redução substancial da mortalidade em 30 dias após análise multivariada.

Saiba mais, aqui.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.