Eventos

Congresso SPCCTV 4DVisions decorre sob o lema “Stronger with the frail”

A edição de 2022 do Congresso SPCCTV 4DVisions será uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular (SPCCTV) e a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) que irá decorrer, em Albufeira, no Centro de Congressos do Hotel Grande Real Santa Eulália, de 25 a 27 de novembro, dando continuidade ao enorme sucesso deste conceito.

As especialidades representadas pela SPCCTV enfrentam, diariamente, o desafio de tratar doentes progressivamente mais complexos, idosos e, sobretudo, frágeis. Como tal, o lema do congresso será “Stronger with the frail” .

A contínua evolução tecnológica trouxe procedimentos cada vez menos invasivos, e, como tal, adequados a doentes mais frágeis. No entanto, o trabalho conjunto com a especialidade de Anestesiologia e a evolução das suas técnicas, constituem os fatores determinantes para o tratamento seguro destes doentes, permitindo-nos chegar mais longe no alívio do sofrimento e no aumento da esperança de vida.

Assim, além da habitual discussão sobre técnicas cirúrgicas avançadas e controvérsias atuais na área da Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, será dado um enfoque especial à problemática do doente frágil. Como é habitual, será privilegiada a participação dinâmica, a discussão e a troca de experiências.

A academia SPCCTV continuará em grande destaque, através da realização de workshops e cursos pré-congresso, com início no dia 24.

O congresso SPCCTV 4D Visions 2022 incorpora o 1.º Congresso Ibérico de Cirurgia Torácica, fruto da parceria estabelecida no ano anterior com a Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR). Esta parceria vai permitir reunir um painel alargado de especialistas nacionais e internacionais.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.