Atualidade

ESTeSL recebe dispositivo para diagnóstico simultâneo de doenças cardíacas e do sono

Os alunos e docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL), vão poder adquirir capacidades de utilização de um dispositivo inovador que permite, em simultâneo, o diagnóstico de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias. Este equipamento vai ser doado pela empresa MicroPort CRM, com o propósito de apoiar a formação dos futuros licenciados em Fisiologia Clínica e promover a realização de investigação nesta área.

“É uma mais-valia para a ESTeSL ter à sua disposição um equipamento com estas características, permitindo-nos potenciar a resposta naqueles que são os três eixos principais da sua missão: o ensino, a investigação e os serviços à comunidade”, afirma, em comunicado, a professora adjunta de Fisiologia Clínica na ESTeSL, Joana Belo. Sublinha, ainda, que o novo dispositivo “possibilitará aos estudantes a aquisição de competências ao nível da identificação de eventos através da poligrafia e da tecnologia de Holter, aumentando as oportunidades de aprendizagem na componente de prática-laboratorial”.

A capacidade de diagnóstico simultâneo resultará, “na otimização de recursos, uma vez que é possível a realização de dois exames num único período de utilização; e ainda perceber a interação entre patologias do foro cardiológico, como as arritmias cardíacas, e do foro respiratório/sono, como é o caso da síndrome de apneia do sono”.