Atualidade

ESTeSL recebe dispositivo para diagnóstico simultâneo de doenças cardíacas e do sono

Os alunos e docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL), vão poder adquirir capacidades de utilização de um dispositivo inovador que permite, em simultâneo, o diagnóstico de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias. Este equipamento vai ser doado pela empresa MicroPort CRM, com o propósito de apoiar a formação dos futuros licenciados em Fisiologia Clínica e promover a realização de investigação nesta área.

“É uma mais-valia para a ESTeSL ter à sua disposição um equipamento com estas características, permitindo-nos potenciar a resposta naqueles que são os três eixos principais da sua missão: o ensino, a investigação e os serviços à comunidade”, afirma, em comunicado, a professora adjunta de Fisiologia Clínica na ESTeSL, Joana Belo. Sublinha, ainda, que o novo dispositivo “possibilitará aos estudantes a aquisição de competências ao nível da identificação de eventos através da poligrafia e da tecnologia de Holter, aumentando as oportunidades de aprendizagem na componente de prática-laboratorial”.

A capacidade de diagnóstico simultâneo resultará, “na otimização de recursos, uma vez que é possível a realização de dois exames num único período de utilização; e ainda perceber a interação entre patologias do foro cardiológico, como as arritmias cardíacas, e do foro respiratório/sono, como é o caso da síndrome de apneia do sono”.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.