Investigação

Caminhar 20 minutos por dia pode aumentar a esperança média de vida

Um estudo divulgado na revista Heart, desenvolvido por um grupo de investigadores italianos, demonstrou que uma caminhada de apenas 20 minutos por dia pode reduzir para metade o risco de problemas cardíacos em pessoas acima dos 70 anos, sobretudo nos homens.

Depois de analisarem 20 anos de registos médicos de cerca de 2800 pessoas com mais de 65 anos, os cientistas concluíram que os homens ativos apresentavam um risco 52% menor de desenvolver problemas cardíacos, tinham menos 26% de hipóteses de contrair qualquer doença cardíaca, 34% menos probabilidades de sofrer de doença arterial coronária e um risco 28% menor de insuficiência cardíaca.

Entre as mulheres, o risco também era menor, mas não tão significativo. Os maiores benefícios foram encontrados aquando do início da prática física regular no início da faixa etária dos 70.

 

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.