Atualidade

Hospital da Senhora da Oliveira cria programa que permite realizar eletrocardiogramas a partir de casa

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, (HSOG) apresenta um programa que permite aos doentes, após a realização de ablação para o tratamento de arritmias, realizarem eletrocardiogramas a partir de casa, sem necessidade de se deslocarem ao hospital com tanta frequência.

Este programa interseta momentos de consulta presencial com monitorização remota através de dispositivos inteligentes conectados, questionários de saúde cientificamente validados, para avaliar a qualidade de vida dos doentes com base em algoritmos inteligentes.

A integração da tecnologia no ciclo de cuidados tradicional permite aumentar o conforto e proximidade dos doentes com a equipa clínica, reduzir visitas desnecessárias ao hospital, através da realização de eletrocardiogramas a partir de casa e envio do relatório diretamente para a equipa clínica, posibilitando detetar e documentar, mais precocemente, arritmias e proceder, mais cedo, à reavaliação clínica dos doentes.

Os doentes são convidados a integrar o programa antes do estudo electrofisiológico e são acompanhados num período de tempo até dois anos pós ablação.

De forma a terem uma integração mais ativa no programa, recebem uma caixa de boas-vindas com material educacional do hospital e um relógio inteligente (smartwatch), que deverão usar durante o período de seu acompanhamento.

Esta nova tecnologia envolve médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia e utiliza uma aplicação móvel para os doentes, um portal web para os profissionais e um smartwatch com capacidades de fazer um eletrocardiograma sempre que necessário.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.