Entrevistas

Mário Santos: “A app Medical Portfolio é útil para todos os médicos que tratam patologia cardiovascular”

Mário Santos, cardiologista e cofundador da APP Medical Portfolio, salienta que o principal intuito desta aplicação, que pretende auxiliar todos os médicos que lidam com a área cardiovascular, nomeadamente a Cardiologia, a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna e a Endocrinologia, é o de tomar conhecimento das últimas evidências científicas para, assim, “tratar os doentes com maior qualidade”.

A app surge através da conversa entre colegas que sentiam a mesma dificuldade e necessidade em acompanhar os novos desenvolvimentos na área, fazendo, desta forma “um filtro de todos os estudos que são publicados semanalmente em Medicina Cardiovascular para, numa fase posterior, serem selecionados os artigos cuja evidência maior impacto apresentam na prática clínica”, salienta.

“A quantidade de estudos publicados é muito grande na área cardiovascular, apesar de nem todos os estudos serem importantes para a prática clínica, mas essa filtragem de informação é muito dispendiosa em termos de tempo e de energia e nem todos temos essa possibilidade”, afirma Mário Santos.

Ao facilitar o confronto dos médicos com a evidência científica, garante-se uma “aceleração da implementação de técnicas no tratamento dos doentes com patologia cardiovascular”, garante.

A app Medical Portfolio sugere um conjunto de artigos científicos relacionados com a área Cardiovascular, maioritariamente publicados nas revistas médicas internacionais mais relevantes. A comunicação para o utilizador acontece semanalmente. Baseado no critério de atualidade, são sempre escolhidos artigos com base no maior potencial que se consegue antever, ou seja, “a app entrega um conjunto de trabalhos altamente selecionados, no que diz respeito à sua qualidade, pertinência e robustez científica”, conclui Mário Santos.

Saiba mais aqui.