Meta-análise sugere que a combinação da revascularização eletiva e da terapêutica médica reduz a mortalidade cardíaca
No EuroPCR 2021, Navarese e colegas apresentaram os resultados de uma meta-análise que comparou a revascularização coronária + terapêutica médica versus terapêutica médica isolada.
Esta meta-análise incluiu quase 20 mil doentes com síndromes coronárias crónicas, submetidos a revascularização eletiva em 25 ensaios aleatorizados. O endpoint primário incluía a mortalidade cardíaca e os secundários incluíam a mortalidade por qualquer causa, enfarte espontâneo do miocárdio, enfarte do miocárdio e AVC.
Os autores identificaram uma redução do risco relativo (estatisticamente significativo) de 21% na mortalidade cardíaca no grupo submetido a revascularização em associação a terapêutica médica. Globalmente, esta meta-análise sugere que há benefícios sinérgicos da revascularização em associação à terapêutica médica otimizada nestes grupos de doentes.
Esta meta-análise demonstrou, por isso, uma redução consistente e significativa da mortalidade cardíaca, favorecendo a cirurgia de revascularização coronária eletiva mais terapêutica médica, comparativamente à terapêutica médica isolada, enquanto estratégia de tratamento para doentes com doença arterial coronária estável. O estudo integral está disponível online em https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehab246.