Atualidade

Portugal assina Plano de Ação para o AVC na Europa

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos já cooperavam nos esforços para a melhoria da prestação de cuidados ao AVC em Portugal. No final de agosto de 2021, as autoridades portuguesas de Saúde comprometeram-se, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), a suportar a implementação do Plano de Ação para o AVC na Europa, lançado pela Organização Europeia do AVC (European Stroke Organization – ESO) e pela Stroke Alliance for Europe (SAFE), com ações específicas e adaptadas à realidade nacional.

Pode ler-se em comunicado que este plano pretende alcançar “melhorias em todos os momentos que envolvem cuidados ao AVC, incluindo a prevenção primária, organização dos serviços que prestam cuidados, tratamento de fase aguda, prevenção secundária, reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após o AVC”.

Assim, Portugal junta-se a vários países europeus no combate ao AVC, com um plano conjunto até ao ano de 2030.  O plano detalhado pode ser consultado aqui.

 

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.