Atualidade

SPA promove campanha sobre doenças cardiovasculares

“Atenção ao coração: SABER + sobre Colesterol”. É este o nome da campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), que pretende consciencializar os portugueses para as doenças cardiovasculares.

A campanha decorre entre 24 e 29 de setembro e, durante estes dias, serão lançados, no site e redes sociais da SPA, seis vídeos de sensibilização. Estes conteúdos pretendem “informar, aconselhar, desmistificar conceitos errados e aumentar a literacia dos doentes, das pessoas em risco (quase toda a população adulta) e também dos mais novos para estas doenças que afetam os vasos sanguíneos e o coração”, lê-se em comunicado.

Os vídeos são elaborados por médicos especialistas que integram a direção da SPA, e irão abordar temas como: fatores de risco cardiovascular; colesterol “bom e mau”, tratamentos que evitam enfartes, opções nas pessoas mais idosas; triglicéridos — uma gordura menos falada e a ameaça da diabetes.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Ao longo do tempo, a sua prevalência tem vindo a aumentar devido a estilos de vida menos saudáveis e, consequentemente, pelo aumento de fatores de risco, sendo vários modificáveis”, refere o presidente da SPA, João Sequeira Duarte. O especialista acrescenta que esta campanha surge “com o intuito de passar a mensagem de que é preciso agir de forma preventiva, ao longo de toda a vida, em relação aos fatores que promovem as doenças vasculares que irão afetar o cérebro, o coração e os membros inferiores, de modo a vivermos saudáveis e ativos”.

Esta iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.