Atualidade

SPC assinala Dia Mundial do Coração sob o lema “O coração está nas tuas mãos, cuida dele”

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em conjunto com a Universidade de Coimbra, dedica o Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, a combater o sedentarismo, promoção de exercício físico e hábitos alimentares saudáveis. Este ano, junto dos jovens universitários, as temáticas têm como principal intuito “alertar a população para as doenças do coração e sobretudo para a sua prevenção”, salienta Maria João Ferreira, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da comissão organizadora do conjunto de iniciativas desenvolvidas pela SPC.

A doença cardiovascular, de acordo com a OMS, é a principal causa de morte no mundo, correspondendo a cerca de 32% de todas as causas, o que equivale a cerca de 17.9 milhões de indivíduos que anualmente morrem por esta doença. Acresce ainda que cerca de 38% das mortes prematuras, antes dos 70 anos, são por doença cardiovascular. Estão identificados fatores de risco (ex: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo, obesidade) que contribuem para o desenvolvimento da doença e começam a produzir os seus efeitos desde cedo. “Esta foi a principal razão de nos focarmos, em 2022, na população universitária, nomeadamente, nos estudantes da Universidade de Coimbra”, salienta.

Maria João Ferreira salienta que existem múltiplos níveis de prevenção e “quando falamos de uma população maioritariamente jovem, estamos obviamente a falar de prevenção primária, ou seja, no controlo dos fatores de risco para evitar a doença ou retardar o mais possível o seu aparecimento”. Este foi o principal objetivo que norteou as várias iniciativas que a SPC e a Universidade de Coimbra se propuseram realizar.

O programa foi elaborado em conjunto pelas duas instituições e inclui uma caminhada num dos locais emblemáticos da cidade, o Jardim Botânico, várias atividades na Faculdade de Ciências do Desporto, nomeadamente, os diálogos com o cardiologista (speed dating), um almoço saudável, ginástica com insufláveis, finalizando o dia com uma atividade lúdica, no polo III, junto à Faculdade de Medicina, onde ocorrerá um momento musical com os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.  Com este programa “queremos chamar a atenção para a doença cardiovascular, para a necessidade de a prevenir”.

Além da tentativa em descentralizar eventos deste tipo, a atual Direção da SPC tem procurado promover iniciativas em vários locais do país. “O dia mundial do coração, em 2021, foi comemorado em Braga e dedicado, em parte, à população estudantil em idade escolar. A escolha de Coimbra surgiu naturalmente ou não fosse esta a Cidade dos Estudantes e da Saúde. Queremos continuar a investir na prevenção primária da doença cardiovascular e Coimbra tem o enquadramento ideal”.

Saiba mais sobre o evento, aqui.