Atualidade

SPC assinala Dia Mundial do Coração sob o lema “O coração está nas tuas mãos, cuida dele”

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em conjunto com a Universidade de Coimbra, dedica o Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, a combater o sedentarismo, promoção de exercício físico e hábitos alimentares saudáveis. Este ano, junto dos jovens universitários, as temáticas têm como principal intuito “alertar a população para as doenças do coração e sobretudo para a sua prevenção”, salienta Maria João Ferreira, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da comissão organizadora do conjunto de iniciativas desenvolvidas pela SPC.

A doença cardiovascular, de acordo com a OMS, é a principal causa de morte no mundo, correspondendo a cerca de 32% de todas as causas, o que equivale a cerca de 17.9 milhões de indivíduos que anualmente morrem por esta doença. Acresce ainda que cerca de 38% das mortes prematuras, antes dos 70 anos, são por doença cardiovascular. Estão identificados fatores de risco (ex: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo, obesidade) que contribuem para o desenvolvimento da doença e começam a produzir os seus efeitos desde cedo. “Esta foi a principal razão de nos focarmos, em 2022, na população universitária, nomeadamente, nos estudantes da Universidade de Coimbra”, salienta.

Maria João Ferreira salienta que existem múltiplos níveis de prevenção e “quando falamos de uma população maioritariamente jovem, estamos obviamente a falar de prevenção primária, ou seja, no controlo dos fatores de risco para evitar a doença ou retardar o mais possível o seu aparecimento”. Este foi o principal objetivo que norteou as várias iniciativas que a SPC e a Universidade de Coimbra se propuseram realizar.

O programa foi elaborado em conjunto pelas duas instituições e inclui uma caminhada num dos locais emblemáticos da cidade, o Jardim Botânico, várias atividades na Faculdade de Ciências do Desporto, nomeadamente, os diálogos com o cardiologista (speed dating), um almoço saudável, ginástica com insufláveis, finalizando o dia com uma atividade lúdica, no polo III, junto à Faculdade de Medicina, onde ocorrerá um momento musical com os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.  Com este programa “queremos chamar a atenção para a doença cardiovascular, para a necessidade de a prevenir”.

Além da tentativa em descentralizar eventos deste tipo, a atual Direção da SPC tem procurado promover iniciativas em vários locais do país. “O dia mundial do coração, em 2021, foi comemorado em Braga e dedicado, em parte, à população estudantil em idade escolar. A escolha de Coimbra surgiu naturalmente ou não fosse esta a Cidade dos Estudantes e da Saúde. Queremos continuar a investir na prevenção primária da doença cardiovascular e Coimbra tem o enquadramento ideal”.

Saiba mais sobre o evento, aqui.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.