Atualidade

TAC cardíaca e angiografia coronária por TAC já disponíveis no Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já pode realizar os exames de tomografia computorizada (TAC) cardíaca e angiografia coronária por TAC, algo que permite uma avaliação mais adequada de muitos doentes, bem como uma redução na realização de outros exames mais complexos.

Em comunicado, o CHL esclarece que este exame – executado com muito baixo risco para o doente e rápido na sua realização – “é hoje um dos métodos de imagem mais importantes em Medicina Cardiovascular”. Ao observar as artérias do coração, estes dois novos procedimentos ajudam a esclarecer as causas de dor torácica ou outras doenças cardíacas, e em muitos casos, evitar a realização do cateterismo cardíaco, mais invasivo e de maior risco.

“Esta aquisição representa uma importante mais-valia para o CHL e para os doentes que servimos. A partir de agora, é possível dentro do centro hospitalar executar todos os exames de imagem cardiológica, não sendo necessário o recurso a instituições externas, com tudo o que isto significa de conforto para os nossos doentes”, destaca o diretor do Serviço de Cardiologia do CHL, João Morais.

Para a realização destes exames, há uma colaboração entre os serviços de Cardiologia e Imagiologia, uma vez que os procedimentos são realizados, em conjunto, por um radiologista e um cardiologista, todas as terças-feiras, no período da manhã.

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.