JAC 2023: Cristina Gavina apresenta quatro estudos essenciais da área cardiovascular

Na sessão “Actualização Cardiológica Flash: O essencial de 2022 – os estudos que não posso ignorar”, Cristina Gavina abordou quatro estudos de âmbito cardiovascular , durante as Jornadas de Actualização Cardiovascular em Medicina Geral (JAC) 2023.

A seleção feita pela cardiologista do Hospital Pedro Hispano contemplou dois estudos relacionados com “a tentativa de encontrar, em doentes assintomáticos, ou doença subclínica ou eventualmente isquemia residual”. Os restantes dois dizem respeito à terapêutica farmacológica, nomeadamente dados relativos ao uso de hipertensores e à  terapêutica num único comprimido. Assista à entrevista.

A respeito das terapêuticas, como expressa Cristina Gavina, o ideal é sempre “simplificar esta terapêutica para haver menos falências e melhores resultados”. Considerando ser indiferente a hora da toma, o que importa  é ter em atenção as necessidades do doente:  “A toma e a forma mais confortável para o fazer é que vai marcar a diferença”, refere. Outro aspecto que sobressai quanto ao comprimido único, “associar tudo na mesma pastilha”  demonstra ter as suas vantagens, na medida em que  “as pessoas melhoram a adesão terapêutica e isso, também, se traduz em menos eventos cardiovasculares”. Acrescentando, “toda a simplificação terapêutica que se puder fazer, deve ser feita”, conclui a cardiologista.

As Jornadas de Actualização Cardiovascular em Medicina Geral decorreram de 25 a 27 de janeiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.