João Sequeira Duarte é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) tem um novo presidente: trata-se de João Sequeira Duarte, cuja lista venceu as eleições para o triénio 2021-2013, realizadas em dezembro.

O novo presidente dirigiu-se a todos os sócios pedindo para que continuassem a colaborar com a direção e corpos sociais para o crescimento da sociedade. João Sequeira Duarte destaca dois pontos essenciais do seu mandato: Por um lado, a contribuição para a formação pós-graduada na área da aterosclerose, em particular dos associados da SPA, para continuar a aumentar o seu número, e a participação na vida e nas atividades da sociedade, em colaboração com os corpos sociais e o conselho científico; e, por outro, a intervenção na população em geral, para aumentar a literacia em aterosclerose e melhorar a qualidade de vida.

No plano de atividades da SPA para 2021 estão ainda contempladas outras atividades: o presidente eleito quer ouvir os associados e contar com a sua participação, e a organização do 29º Congresso Português de Aterosclerose em articulação com os membros do conselho científico e os associados.

“O congresso  é seguramente a atividade mais significativa que a SPA realizamos anualmente e estamos certos que será um contributo relevante para a formação pós-graduada nesta área onde a multidisciplinaridade é a norma e onde eu próprio, endocrinologista de formação, tenho o gosto e a honra de participar”, afirma João Sequeira Duarte.

Outros pontos essenciais do mandato da nova direção são tornar a comunicação da SPA com o exterior mais diversificada e participada, substituir as pesquisas bibliográficas que foram asseguradas trimestralmente nos últimos anos por artigos comentados de publicação recente na área da aterosclerose, assegurar a diversidade e multidisciplinaridade na manutenção da página web e do Facebook e a publicação quadrimestral de uma newsletter. Além disto, estão também programados breves conteúdos temáticos em vídeo para disponibilizar no site, com o presidente cessante, Teixeira Veríssimo, agora no conselho científico, a dar início a este contributo.

O mandato conta ainda com planos em permanente atualização, como a captação de novos sócios, o registo Português de Hipercolesterolemia Familiar centralizado no INSA, o registo Europeu de Aterosclerose e a EAS Lipid Clinic Network.

 

 

Patrocínio

Os dados, opiniões e conclusões expressos nesta publicação são da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autores e não representam necessariamente os de Bial, não podendo, em caso algum, ser tomado como expressão das posições de Bial. Bial não se responsabiliza pela atualidade da informação, por quaisquer erros, omissões ou imprecisões.