Portugal assina Plano de Ação para o AVC na Europa

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos já cooperavam nos esforços para a melhoria da prestação de cuidados ao AVC em Portugal. No final de agosto de 2021, as autoridades portuguesas de Saúde comprometeram-se, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), a suportar a implementação do Plano de Ação para o AVC na Europa, lançado pela Organização Europeia do AVC (European Stroke Organization – ESO) e pela Stroke Alliance for Europe (SAFE), com ações específicas e adaptadas à realidade nacional.

Pode ler-se em comunicado que este plano pretende alcançar “melhorias em todos os momentos que envolvem cuidados ao AVC, incluindo a prevenção primária, organização dos serviços que prestam cuidados, tratamento de fase aguda, prevenção secundária, reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após o AVC”.

Assim, Portugal junta-se a vários países europeus no combate ao AVC, com um plano conjunto até ao ano de 2030.  O plano detalhado pode ser consultado aqui.