
Etiqueta: SPAVC


O papel da inteligência artificial no tratamento do AVC em destaque na 18.ª Reunião Anual da SPAVC
É já amanhã, dia 24 de outubro, que se realiza a 18.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), pela primeira vez em formato exclusivamente virtual. Manter uma ligação regular entre todos os profissionais de saúde que lidam com os doentes com acidente vascular cerebral (AVC) é o grande objetivo deste encontro nacional, onde serão debatidos temas atuais no campo da doença vascular cerebral, incluindo a análise de casos clínicos-problema.
“Numa primeira parte vamos falar do futuro do tratamento do AVC”, avançou o membro da direção da SPAVC, Vítor Tedim Cruz, explicando que, “como não podemos falar de tudo, optámos por abordar o papel da inteligência artificial (IA) na estruturação dos cuidados e processos de decisão no AVC e o futuro das estratégias para a recuperação do tecido cerebral lesado”.
Esta primeira sessão contará com a participação de um convidado internacional, o especialista dinamarquês da Universidade de Aharus, Kim Mouridsen, cujo trabalho se tem dedicado à aplicação prática de soluções de IA a processos de neuroimagem e decisão no AVC. “Com ele vamos poder perceber melhor como será o futuro mais próximo e quais as áreas por onde se iniciará esta transformação”, salientou o médico.
“Depois, vamos rever o diagnóstico, a classificação etiológica e a prevenção precoce do AVC. Na sessão final, vamos rever os diferentes tratamentos do AVC hemorrágico e o que pode ser determinante para melhorar o resultado final de um doente”.
Por sua vez, a vice-presidente da SPAVC, Patrícia Canhão, acrescentou que “também haverá a habitual mesa de apresentação de casos clínicos-problema para discussão e partilha de decisões.
No entender da neurologista, “o modelo virtual permite um maior número de participantes, pela facilidade do acesso à reunião e pelo desaparecimento de barreiras geográficas. É uma forma de levar a Reunião da SPAVC a outras audiências que não a conheciam ou não frequentavam, e de captar o seu interesse por esta Sociedade científica e suas atividades”.
A formação dos participantes no diagnóstico, tratamento e prevenção do AVC é apontada pela especialista como a principal meta do evento, para além de “manter uma ligação regular entre todos os profissionais que lidam com doentes com AVC e que há muito se habituaram a frequentar estas reuniões da SPAVC”.

11.ª Reunião de Unidades de AVC decorre a 18 de setembro em formato virtual
A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza, já no próximo dia 18 de setembro, a 11.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC. A edição deste ano será em formato virtual, fruto da atual pandemia de Covid-19.
Os permanentes desafios que as unidades de tratamento de AVC, espalhadas um pouco por todo o país, enfrentam, bem como as suas diferenças e especificidades, justificam a partilha regular de experiências entre as equipas que as compõem e, como tal, a organização anual deste evento.
Marcada para as 10 horas de sexta-feira, dia 18 de setembro, a reunião pretende fomentar “um debate aberto e multidisciplinar, uniformizando procedimentos e promovendo a articulação numa ótica de complementaridade, avaliando igualmente os resultados alcançados e definindo estratégias técnico-científicas para o futuro”, pode ler-se no site da SPAVC.
As inscrições já estão abertas – através do email secretariado@spavc.org – e o acesso à plataforma da reunião será disponibilizado aos inscritos uma hora antes do arranque do evento.